EDIFICIO PRE MOLDADO COM LIGAÇÕES RIGIDAS

LETÍCIA RISSO LOBO , VICTOR PONTES BARBERIS E GUSTAVO HENRIQUE PONTES
CURSO : ENGENHARIA CIVIL, UNIFEOB, São João da Boa Vista-SP/Brasil.

O PROJETO

O prédio com finalidade escolar, localizado em Ribeirão Preto é constituído por um subsolo e cinco pavimento superiores constituídos por salas de aula, biblioteca, laboratórios e anfiteatro. Com uma área construída de 3007,28 m².

O edifício é quase todo composto por elementos pré-moldados, da estrutura a ,com exceção ao reservatório superior que fora construído com concreto moldado na obra.

Segue abaixo plantas:

Características do Edifício

  • Obras iniciadas em maio de 2002 e finalizadas em dezembro de 2002;
  • 1 pavimento subterrâneo e 5 superiores;
  • Localizada em região urbana de Ribeirão Preto;
  • Com finalidade escolar;
  • Área construída de 3007,28m², volume de lajes protendidas alveolares 333,5m³ e 389,5m³ de pilares, vigas e painéis de fachada;
  • Fundação com tubulões curtos sobre sapatas diretas, devido a presença de rochas a baixa profundidade;
  • Uso de vigas alavancas devido a proximidade com o edifício vizinho;
  • Construído ao lado de uma construção já existente e devido a exigências arquitetônicas as construções tinham que se harmonizar entre si.
  • Os pilares mais longos possuíam 24,40m (casa de máquina) e os pilares periféricos possuem 21,40m, devido a obra estar locada no centro urbano, com alta circulação, houve um cuidado especial no transporte e na montagem.

METODOLOGIA

Foram utilizados no edifício algumas ligações rígidas. Essa ligação tem rigidez suficiente para manter praticamente constante o ângulo entre as peças (rotação relativa quase nula) para qualquer nível de carga, até atingir o momento resistente de ligação.

Desta forma são ignorados a redução do momento fletor introduzido nas peças de apoio, o aumento do momento positivo na região central das vigas, a redução da resistência das colunas à flambagem e o aumento dos deslocamentos da estrutura.

Pontos positivos de uma ligação rígida:

  • Obtém menores deslocamentos horizontais;
  • Obtém menores efeitos de segunda ordem;
  • Possível viabilizar economicamente a execução de edifícios de concreto pré-moldado a partir da redução de custo devido ao uso de menores dimensões de pilares.

É fundamental que os deslocamentos que ocorrem em uma estrutura sejam limitados de forma a garantir a qualidade da obra. Abaixo se mostram algumas situações de edificações que não atendem os requisitos de desempenho estabelecidos na NBR6118/2014:

CONCLUSÃO

Evidenciou-se viabilidade econômica e técnica na utilização de ligações rígidas para redução das dimensões dos pilares e maior fixidez, garantindo assim uma maior segurança.

Quanto ao projeto verificou a grande efetividade dos pré-moldados e a fácil adaptação com o edifício vizinho que conseguiu se “encaixar” com a edificação vizinha. Uma obra que foi rapidamente executada e que com um bom projeto e logística possibilitou que um edifício de um pavimento subterrâneo e mais cinco andares fossem construídos em um tempo muito curto. Comprovando assim a grande qualidade das construções pré-moldadas.

REFERÊNCIAS

UFPR, Faculdade. ESTRUTURAS UFPR: TIPOS DE LIGAÇÕES. 2000. Disponível em:

<http://www.estruturas.ufpr.br/wpcontent/uploads/2015/05/Cap1- TiposdeLiga%C3%A7%C3%B5es.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

ABNT NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estrutura mista de aço e concreto de edifícios QUEIROZ, G.; VILELA, P. M. L. Ligações, regiões nodais e fadiga de estruturas de aço. Belo Horizonte: Código Editora, 2012. Acesso 18 out. 2018

SILVA, Leonardi. Ligações entre elementos pré-moldados. 2014. Disponível em:<http://wwwo.metalica.com.br/ligacoes-entre-elementos-pre-moldados>. Acesso em: 18 out. 2018.